quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ESCOLHA A SUA RODA 2009

20 de Agosto de 2009
Alexvnfc bikes 2009
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Opções de alta performance
para a prática do mountain bike

Texto: Alysson S. da Trindade

Atualmente existem no mercado diversas rodas que se adaptam perfeitamente às exigências de cada ciclista. A evolução nesse setor tem sido tremenda.

As rodas para bicicletas sofreram inúmeras alterações, e nesse artigo podemos ver alguns desses exemplos. Podemos adiantar que o resultado das evoluções tecnológicas têm sido muito bom.

Há modelos para todas as finalidades, gostos e bolsos. A diferença principal está na aparência, no peso, na utilização mais adequada, e talvez em algumas soluções mais engenhosas. Para cada uso concreto há um modelo específico.

O usuário deve escolher o modelo mais adequado para seu tipo de utilização.

RODAS IDEAIS

À parte das opções que o mercado oferece, é possível montar rodas de acordo com o gosto de cada ciclista. Assim, pode-se sempre optar por um aro Mavic, raios da DT, os cubos sempre confiáveis da Shimano. Esses são componentes fáceis de se encontrar, e para tal basta ir até à sua loja preferida e deixar que a loja trate do resto.

Quem procura um cubo mais exclusivo, também pode criar a própria combinação de “roda perfeita” e muitas são as lojas que oferecem este capricho aos clientes. Vale lembrar que a qualidade do cubo influencia diretamente na rolagem da bicicleta. Cubos de mais qualidade fazem a bike deslizar com mais facilidade, além de garantir uma vida mais longa desse componente.

Ultimamente existe a opção de rodas para o sistema tubeless, isso é, sem câmara de ar. A maior vantagem deste sistema é o fato de poder usar pressões de ar mais baixas. Um pneu tubeless, quando furado, leva mais tempo para se esvaziar totalmente.

Neste guia apresentamos cinco modelos de jogos de rodas normais ou tubeless à venda no mercado nacional, próprios para o mountain bike.

CARACTERÍSTICAS DAS RODAS:

Cross Country - A leveza é mais importante do que a rigidez
Uso geral - Muito versáteis, predomina um ótimo compromisso peso/rigidez
Freeride - Confiáveis e rígidas mas sem serem muito pesadas
Downhill - Máxima rigidez acima de tudo, e um pouco mais pesada

ALGUNS MODELOS MAIS UTILIZADOS

MAVIC CROSSMAX SL DISC

COMENTÁRIOS

Rigidez: de uma leveza impressionante, o que lhe retira solidez, mas em andamento deixa boa impressão. A flexão lateral nota-se perfeitamente, mas neste tipo de rodas é uma característica sempre presente. Ideal para ciclistas leves, quem pesa mais de 80 kg deve pensar em outras rodas.

Acabamento: O sistema SUP para baixar as uniões que juntam o aro é decisivo para obter nota 10. Graças ao processo de alívio de peso entre os ilhoses dos raios ISM, tornou-se melhor dos melhores.

Relação preço/resistência: a qualidade Mavic é decisiva, confiáveis e sem problemas de se descentrar, há a garantia de durarem uma vida.

Relação preço/qualidade: o preço dá pra pensar... uma vez que são umas das mais caras. Por isso é normal pensar duas vezes antes de decidir, contudo são umas rodas empolgantes.

Ficha técnica:
Aro - frente: Maxtal SUP com parede reforçada FORE, 24 furos.
Aro - trás: Maxtal SUP com parede reforçada FORE, 24 furos.
Raios - frente: Mavic alumínio, com extremidades redondas e planos na zona central. Pretos e com fixação direita com sistema anti-rotação.
Raios - trás: Mavic alumínio, com extremidades redondas e com fixação direita com sistema anti rotação.
Enraiamento - frente: Cruzamento duplo
Enraiamento - trás: Cruzamento duplo. No lado da cassete o enraiamento é direto para evitar que a própria fixação do disco se desloque.
Nipples: Mavic prateados
Cubo - frente: Mavic Crossmax QRM, concepção mecanizada, com rolamentos selados ajustáveis.
Cubo - trás: Mavic CrossMax QRM Concept com o sistema FTS-L (centro independente para reduzir o atrito e extração manual).
Peso - frente: 835g
Peso - traseira: 975g
Opções: existe a versão para V-brakes ligeiramente mais barata.
MAVIC CROSSMAX XL DISC

COMENTÁRIOS

Rigidez: O cruzamento de raios e o novo desenho melhoraram muito a rigidez do conjunto anterior Crossmax. Apesar do material Zicral empregue nos raios ser resistente é também muito flexível, o que se nota num uso normal, mas salta à vista nas aventuras freeride.

Acabamento: O sistema SUP marcou o antes e o depois na indústria das rodas para bicicletas. Se a isto acrescentarmos o alumínio Maxtal da série 6000, mais o sistema de maximização de peso e resistência FORE, temos uma referência nas rodas para bikes.

Relação preço/qualidade: Seu preço é alto, mas perante a qualidade oferecida, não é de todo descabido.

Ficha técnica:
Aro - frente: Mavic Maxtal SUP de parede reforçada FORE, preto anodizado, 24 furos.
Aro - trás: Mavic Maxtal SUP de parede reforçada FORE, preto anodizado.
Raio - frente: Mavic alumínio Zicral redondos, pretos e de fixação reta com sistema anti-rotação.
Raio - trás: Mavic alumínio Zicral redondos nas extremidades, planos na zona central, pretos e de fixação reta com sistema anti rotação.
Enraiamento - frente: Cruzamento a dois raios.
Enraiamento - Trás: Cruzamento a dois raios, mas no lado do cassete o enraiamento é direto, para evitar o deslocamento lateral do próprio sistema de disco.
Nipples: Mavic, pretos.
Cubo - frente: Mavic Crossmax QRM Concept, rolamentos selados ajustáveis.
Cubo - trás: Mavic Crossmax QRM Concept com sistema FTS-L (centro independente para reduzir o atrito e extração manual).
Peso - frente: 951g
Peso - traseiro: 1030 g
Opções: apesar de série estarem montados com o eixo normal de 9mm à frente, também podem montar um eixo de 20mm, basta mudar os lados do cubo. Além do mais existe a versão Crossmax XL para V-brakes, ou as mais acessíveis CrossRoc.
RITCHEY GIRDER

COMENTÁRIOS

Acabamentos: não há dúvidas, são realmente resistentes.

Relação preço/resistência: Rodas que pesam 2.443 gramas e que agüentam tudo.

Relação preço/qualidade: São umas rodas interessantes.

Ficha técnica:

Aro - frente: Ritchey OCR preto com 32 furos, compatível para discos ou V-brakes.

Aro - Trás: Ritchey OCR preto com 32 furos, compatível para discos ou V-brakes.
Raios - frente: Team Ritchey pretos 2-1’8 (fabricados pela DT Swiss).
Raios - trás: Team Ritchey pretos 2-1’8 (fabricados pela DT Swiss).
Enraiamento - frente: Cruzamento triplo.
Enraiamento - trás: Cruzamento triplo em ambos os lados
Nipples: Ritchey prateados
Cubo - frente: Team Ritchey preto mate, para disco e de rolamentos selados
Cubo - trás: Team Ritchey preto mate, para disco e de rolamentos selados
Peso - frente: 1045g
Peso - traseiro: 1398g
Ritchey Pro Disc OCR

COMENTÁRIOS

Rigidez: Não está ao nível da Girder, mas anda perto.

Acabamento: Bem cuidado.

Relação preço/resistência: pesam quase 2130g.

Ficha técnica:
Aro - frente: Ritchey OCR, preto 32 furos.
Aro - trás: Ritchey OCR, preto 32 furos.
Raios - frente: Team Ritchey (fabricados pela DT Swiss).
Raios - trás: Team Ritchey (fabricados pela DT Swiss).
Enraiamento - frente: Cruzamento triplo.
Enraiamento - trás: Cruzamento triplo.
Nipples: Ritchey prateadas.
Cubo - frente: Ritchey, preto, para disco, rolamentos selados.
Cubo - Trás: Ritchey, preto, para disco, rolamentos selados, com aba para suportar as forças nas frenagens.
Peso - frente: 965g
Peso - traseiro: 1165g
BONTRAGER RACE LITE V-BRAKES

COMENTÁRIOS

Rigidez: a Bontrager não fez por menos e escolheu a DT como par, para construir uma das rodas mais sólidas deste teste. A flexão tanto ao pedalar como ao frear quase nem se nota, apesar de a roda da frente apenas possuir 24 raios.

Acabamento do aro: Dez estrelas para o aro. É complicado encontrar o local da junção no aro.

Relação preço/resistência: com perto de dois quilos, teríamos de dizer que são umas rodas robustas. Bom conjunto para V-brakes. Normal.

Relação preço/qualidade: é indiscutível a qualidade, mas as blocagens rápidas já podiam ter eixo em alumínio.

Ficha técnica:

Aro - frente: Race Lite TL Disc OSB (Offset Spoke Bed), preto com 24 furos.

Aro - trás: Lite TL Disc OSB, preto com 28 furos.
Raios - frente: DT Swiss conificados, pretos 2-1.8-2.
Raios - trás: DT Swiss conificados, pretos 2-1.8-2.
Enraiamento - frente: Radial.
Enraiamento - trás: Cruzamento a três raios.
Nipples: Alumínio prateados
Cubo - frente: DT Swiss Onyx corpo em alumínio CNC de rolamentos selados.
Cubo - trás: DT Swiss Onyx corpo em alumínio CNC de rolamentos selados ajustáveis através de chave de cones.
Peso - frente: 787g, blocagem 59g
Peso - traseira: 1063g, blolcagem 64g + 101g fitas para Tubeless f/t
SHIMANO XTR

COMENTÁRIOS

Rigidez: Um par de rodas tão leve, acaba por ser a antítese da rigidez. Estas rodas destinam-se aos amantes de cross country.

Acabamentos: Uma roda tão atípica como esta, com os raios rosqueados nas extremidades dos cubos ao contrário do que é comum. O acabamento é bom, mas não chega à perfeição da Mavic.

Relação peso/resistência: A combinação com um maior número de raios (24) e a sua disposição faz com que haja um aumento na rigidez e na resistência à torção. Considerando o peso e a evolução em relação modelo anterior, e uma excelente roda.

Relação preço/qualidade: comparadas com outras rodas extremamente leves, o seu peso mais baixo, as características semelhantes e a possibilidade de poder montar pneus Tubeless justificam uma nota 10 em 10 pontos.

Ficha técnica:
Aro - frente: Shimano alumínio, 22mm de largura, 24 furos.
Aro - trás: Shimano alumínio, 22mm de largura, 24 furos.
Raios - frente: Aço, cor prateada, cabeças de alumínio alojadas nos lados dos cubos.
Raios - trás: Aço, cor prateada, cabeças de alumínio alojadas nos lados dos cubos.
Enraiamento - frente: Diretamente do lado do aro para o lado contrário do cubo, com os extremos dos raios fixos nas abas.
Enraiamento - Trás: Diretamente do lado do aro para o lado contrário do cubo, com os extremos dos raios fixos nas abas.
Nipples: Alumínio
Cubo - Frente: Shimano XTR, versão especial para este par de rodas.
Cubo - Trás: Shimano XTR, versão especial para este par de rodas.
Peso - frente: 820g
Peso - trás: 965g

As opções acima são de rodas importadas.

Existe também bons aros nacionais, como os da marca Vzan, produzidos no Paraná.

Colaborou: Alysson S. Da Trindade
Atleta de mountain bike e gerente da Bici Shop Belo Horizonte



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