quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Entrevista com Abraão Azevedo

Entrevista com Abraão Azevedo
(20/08/2008 - 17:21)

Abraão Azevedo, natural de Formosa/GO, é ciclista profissional em Brasília, campeão brasileiro e Panamericano de mountain bike - dentre as mais de 200 vitórias de sua carreira. Concedeu, com exclusividade, essa entrevista ao site Ciclismo Brasil.

Ciclismo Brasil – Quando e como você começou a pedalar ?

Abraão – Pedalava desde criança, mas mountain bike comecei a pedalar por influência de um amigo que tinha bicicletas importadas.

CB – Você assistiu a todo o boom do MTB no Brasil? O que mudou e como você vê o MTB hoje?

Abraão – O esporte teve uma grande expansão em 1995 e, de lá para cá, houve uma redução no número de atletas participando de competições de cross country. Já a partir de 2004, as provas de Maratona de MTB deram novo fôlego ao esporte.

CB – Qual foi sua experiência internacional? Nunca pensou em morar no exterior?

Abraão – Minha experiência em competições internacionais como integrante da Seleção Brasileira foi em alguns mundiais (94, 95,97, 98, 2006), Panamericanos (97, 98, 99, 2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007), além de várias etapas da Copa do Mundo na Europa. Realmente, no ciclismo, para o atleta ter o nível mundial é preciso morar na Europa. Para mim não faltou vontade, mas a oportunidade.

CB – É verdade que você é o atleta que tem o maior VO2 max em Brasília? Dá para ser um ciclista de alto nível sem ser um talento nato?

Abraão – Não sei dizer se o meu VO2 max é o maior! Mas acredito que a disciplina e a dedicação podem superar o talento. O talento por si só não basta.

CB – Quais as competições mais marcantes de sua vida? Alguma história em particular?

Abraão – A competição mais marcante da minha carreira foi a vitória no Panamericano de 1998, na altitude de Toluca, México, numa prova em que mexicanos e colombianos eram favoritos.

CB – Você é conhecido por ser extremamente meticuloso...

Abraão – Eu não me considero meticuloso. Mas vejo o esporte de rendimento de maneira científica e procuro interferir nas variáveis que compõem o desempenho.

CB – Mas quais são essas variáveis?

Abraão – Para se obter um resultado em uma competição é necessário: treinar,conhecer seus oponentes,estar motivado,saber das características da prova,qual é o fator prepoderante na modalidade(resistencia,potencia aerobica,potencia anaerobica,relação peso/potencia...), ter estratégia.Antes de tudo isso saber o que Deus(genética) te deu de melhor,e aprimorar o seu dom.

CB – Você foi pai recentemente. Um filho muda muito a vida de um atleta profissional? Você vai querer que ele pedale?

Abraão – Um filho muda a maneira de ver a vida e perceber a continuidade dela. Como atleta, devo me adaptar a novas situações, pois elas também são um desafio!! Quanto ao Gabriel, o que eu quero é que ele seja feliz, independente do que ele faça. Mas o tio foi quem já deu o primeiro velocípede aos 6 meses, e ele começou aos 7 meses com Down Hill...risos.

CB – Você acha viável, a exemplo do futebol, que existam escolas de base no ciclismo?

Abraão – Acho que poderia ser viável se cultura e política no País não estivessem direcionadas para um único esporte. As escolas de base, não só do ciclismo, mas de diversas modalidades, possibilitam a popularização e o acesso ao esporte de alto rendimento a pessoas que não teriam essa oportunidade de outra maneira.

CB – Quais foram seus adversários mais duros?

Abraão – O maior de todos os oponentes é a dificuldade de viver do esporte no Brasil.

CB – Fale de seu trabalho como técnico. Você consegue passar sua experiência para atletas amadores?

Abraão – Como atleta e bom observador, eu soube, através dos anos, aprimorar meus conhecimentos sobre o esporte e para mim é um enorme prazer dividir esses 17 anos de competições com aqueles que estão iniciando.

CB – Deixe algumas dicas para a galera que está começando...

Abraão – Pedale em grupo;

- tire um dia da semana para apenas observar a sua forma de pedalar;

- use sempre equipamentos de segurança;

- estabeleça objetivos e metas. Eles te manterão motivado;

- no esporte, nada como um dia após o outro;

- mais importante que a vitória é estar pronto para o combate;

- divirta-se! A trilha é de todos, a montanha está aí! Faça o que puder com ela.

Valeu!

Abraão Azevedo é ciclista profissional , preparador físico e técnico em Brasília.

Contato:Abraaomtb@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário