MAVIC CROSSMAX SL DISC |
COMENTÁRIOS Rigidez: de uma leveza impressionante, o que lhe retira solidez, mas em andamento deixa boa impressão. A flexão lateral nota-se perfeitamente, mas neste tipo de rodas é uma característica sempre presente. Ideal para ciclistas leves, quem pesa mais de 80 kg deve pensar em outras rodas. Acabamento: O sistema SUP para baixar as uniões que juntam o aro é decisivo para obter nota 10. Graças ao processo de alívio de peso entre os ilhoses dos raios ISM, tornou-se melhor dos melhores. Relação preço/resistência: a qualidade Mavic é decisiva, confiáveis e sem problemas de se descentrar, há a garantia de durarem uma vida. Relação preço/qualidade: o preço dá pra pensar... uma vez que são umas das mais caras. Por isso é normal pensar duas vezes antes de decidir, contudo são umas rodas empolgantes. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Maxtal SUP com parede reforçada FORE, 24 furos. |
Aro - trás: Maxtal SUP com parede reforçada FORE, 24 furos. |
Raios - frente: Mavic alumínio, com extremidades redondas e planos na zona central. Pretos e com fixação direita com sistema anti-rotação. |
Raios - trás: Mavic alumínio, com extremidades redondas e com fixação direita com sistema anti rotação. |
Enraiamento - frente: Cruzamento duplo |
Enraiamento - trás: Cruzamento duplo. No lado da cassete o enraiamento é direto para evitar que a própria fixação do disco se desloque. |
Nipples: Mavic prateados |
Cubo - frente: Mavic Crossmax QRM, concepção mecanizada, com rolamentos selados ajustáveis. |
Cubo - trás: Mavic CrossMax QRM Concept com o sistema FTS-L (centro independente para reduzir o atrito e extração manual). |
Peso - frente: 835g |
Peso - traseira: 975g |
Opções: existe a versão para V-brakes ligeiramente mais barata. |
MAVIC CROSSMAX XL DISC |
COMENTÁRIOS Rigidez: O cruzamento de raios e o novo desenho melhoraram muito a rigidez do conjunto anterior Crossmax. Apesar do material Zicral empregue nos raios ser resistente é também muito flexível, o que se nota num uso normal, mas salta à vista nas aventuras freeride. Acabamento: O sistema SUP marcou o antes e o depois na indústria das rodas para bicicletas. Se a isto acrescentarmos o alumínio Maxtal da série 6000, mais o sistema de maximização de peso e resistência FORE, temos uma referência nas rodas para bikes. Relação preço/qualidade: Seu preço é alto, mas perante a qualidade oferecida, não é de todo descabido. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Mavic Maxtal SUP de parede reforçada FORE, preto anodizado, 24 furos. |
Aro - trás: Mavic Maxtal SUP de parede reforçada FORE, preto anodizado. |
Raio - frente: Mavic alumínio Zicral redondos, pretos e de fixação reta com sistema anti-rotação. |
Raio - trás: Mavic alumínio Zicral redondos nas extremidades, planos na zona central, pretos e de fixação reta com sistema anti rotação. |
Enraiamento - frente: Cruzamento a dois raios. |
Enraiamento - Trás: Cruzamento a dois raios, mas no lado do cassete o enraiamento é direto, para evitar o deslocamento lateral do próprio sistema de disco. |
Nipples: Mavic, pretos. |
Cubo - frente: Mavic Crossmax QRM Concept, rolamentos selados ajustáveis. |
Cubo - trás: Mavic Crossmax QRM Concept com sistema FTS-L (centro independente para reduzir o atrito e extração manual). |
Peso - frente: 951g |
Peso - traseiro: 1030 g |
Opções: apesar de série estarem montados com o eixo normal de 9mm à frente, também podem montar um eixo de 20mm, basta mudar os lados do cubo. Além do mais existe a versão Crossmax XL para V-brakes, ou as mais acessíveis CrossRoc. |
RITCHEY GIRDER |
COMENTÁRIOS Acabamentos: não há dúvidas, são realmente resistentes. Relação preço/resistência: Rodas que pesam 2.443 gramas e que agüentam tudo. Relação preço/qualidade: São umas rodas interessantes. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Ritchey OCR preto com 32 furos, compatível para discos ou V-brakes. |
Aro - Trás: Ritchey OCR preto com 32 furos, compatível para discos ou V-brakes. |
Raios - frente: Team Ritchey pretos 2-1’8 (fabricados pela DT Swiss). |
Raios - trás: Team Ritchey pretos 2-1’8 (fabricados pela DT Swiss). |
Enraiamento - frente: Cruzamento triplo. |
Enraiamento - trás: Cruzamento triplo em ambos os lados |
Nipples: Ritchey prateados |
Cubo - frente: Team Ritchey preto mate, para disco e de rolamentos selados |
Cubo - trás: Team Ritchey preto mate, para disco e de rolamentos selados |
Peso - frente: 1045g |
Peso - traseiro: 1398g |
Ritchey Pro Disc OCR |
COMENTÁRIOS Rigidez: Não está ao nível da Girder, mas anda perto. Acabamento: Bem cuidado. Relação preço/resistência: pesam quase 2130g. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Ritchey OCR, preto 32 furos. |
Aro - trás: Ritchey OCR, preto 32 furos. |
Raios - frente: Team Ritchey (fabricados pela DT Swiss). |
Raios - trás: Team Ritchey (fabricados pela DT Swiss). |
Enraiamento - frente: Cruzamento triplo. |
Enraiamento - trás: Cruzamento triplo. |
Nipples: Ritchey prateadas. |
Cubo - frente: Ritchey, preto, para disco, rolamentos selados. |
Cubo - Trás: Ritchey, preto, para disco, rolamentos selados, com aba para suportar as forças nas frenagens. |
Peso - frente: 965g |
Peso - traseiro: 1165g |
BONTRAGER RACE LITE V-BRAKES |
COMENTÁRIOS Rigidez: a Bontrager não fez por menos e escolheu a DT como par, para construir uma das rodas mais sólidas deste teste. A flexão tanto ao pedalar como ao frear quase nem se nota, apesar de a roda da frente apenas possuir 24 raios. Acabamento do aro: Dez estrelas para o aro. É complicado encontrar o local da junção no aro. Relação preço/resistência: com perto de dois quilos, teríamos de dizer que são umas rodas robustas. Bom conjunto para V-brakes. Normal. Relação preço/qualidade: é indiscutível a qualidade, mas as blocagens rápidas já podiam ter eixo em alumínio. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Race Lite TL Disc OSB (Offset Spoke Bed), preto com 24 furos. |
Aro - trás: Lite TL Disc OSB, preto com 28 furos. |
Raios - frente: DT Swiss conificados, pretos 2-1.8-2. |
Raios - trás: DT Swiss conificados, pretos 2-1.8-2. |
Enraiamento - frente: Radial. |
Enraiamento - trás: Cruzamento a três raios. |
Nipples: Alumínio prateados |
Cubo - frente: DT Swiss Onyx corpo em alumínio CNC de rolamentos selados. |
Cubo - trás: DT Swiss Onyx corpo em alumínio CNC de rolamentos selados ajustáveis através de chave de cones. |
Peso - frente: 787g, blocagem 59g |
Peso - traseira: 1063g, blolcagem 64g + 101g fitas para Tubeless f/t |
SHIMANO XTR |
COMENTÁRIOS Rigidez: Um par de rodas tão leve, acaba por ser a antítese da rigidez. Estas rodas destinam-se aos amantes de cross country. Acabamentos: Uma roda tão atípica como esta, com os raios rosqueados nas extremidades dos cubos ao contrário do que é comum. O acabamento é bom, mas não chega à perfeição da Mavic. Relação peso/resistência: A combinação com um maior número de raios (24) e a sua disposição faz com que haja um aumento na rigidez e na resistência à torção. Considerando o peso e a evolução em relação modelo anterior, e uma excelente roda. Relação preço/qualidade: comparadas com outras rodas extremamente leves, o seu peso mais baixo, as características semelhantes e a possibilidade de poder montar pneus Tubeless justificam uma nota 10 em 10 pontos. |
Ficha técnica: |
Aro - frente: Shimano alumínio, 22mm de largura, 24 furos. |
Aro - trás: Shimano alumínio, 22mm de largura, 24 furos. |
Raios - frente: Aço, cor prateada, cabeças de alumínio alojadas nos lados dos cubos. |
Raios - trás: Aço, cor prateada, cabeças de alumínio alojadas nos lados dos cubos. |
Enraiamento - frente: Diretamente do lado do aro para o lado contrário do cubo, com os extremos dos raios fixos nas abas. |
Enraiamento - Trás: Diretamente do lado do aro para o lado contrário do cubo, com os extremos dos raios fixos nas abas. |
Nipples: Alumínio |
Cubo - Frente: Shimano XTR, versão especial para este par de rodas. |
Cubo - Trás: Shimano XTR, versão especial para este par de rodas. |
Peso - frente: 820g |
Peso - trás: 965g |
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